O projeto tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de uma ferramenta expedita, económica e acessível a qualquer vitivinicultor para a identificação de uma ampla gama de variedades de videira, seja no viveiro ou em vinha comercial, a partir da imagem digital de uma folha, por meio de um qualquer dispositivo comum.
A tipologia de projetos de I&DT tem como objetivos específicos promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos ou significativamente melhorados bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.
Entidades Envolvidas
Copromotor Líder
VIMÉTRICA AGRO, Lda.
INESTEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência
INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Apoio do COMPETE 2020
O projeto INCAFO conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento total elegível de 289.469,97 euros e um apoio financeiro da União Europeia (FEDER) de 110.725,02€
O Projeto
A vitivinicultura dispõe de um vasto número de variedades de videira que estão associadas a países e a regiões.
Nesse sentido, é imprescindível a necessidade de se recorrer a métodos expeditos para a identificação precisa dessas mesmas variedades. Assim, o vitivinicultor depara-se com alguns obstáculos, nomeadamente, a inexistência ou escassez de recursos humanos ou serviços expeditos a um custo viável, capaz de prestar serviços de Ampelometria/Agronomia ao vitivinicultor.
O projeto INCAFO visa criar uma ferramenta expedita, acessível a qualquer vitivinicultor para a identificação de uma ampla gama de variedades de videira, seja no viveiro ou em vinha comercial.
O serviço INCAFO virá não só colmatar uma lacuna grave no setor vitivinícola, a falta de ampelógrafos bem treinados (mínimo 10 anos de experiência) em coleções de referência bem catalogadas, como também disponibilizar a custos altamente acessíveis e tornar mais fácil toda a logística inerente à identificação precisa e objetiva de variedades de videira. Pretende-se, desta forma, fornecer ao setor vitivinícola:
Uma melhoria do processo de catalogação de novas variedades;
A garantia de autenticidade e a qualidade das plantas comercializadas;
A produção de vinho de melhor qualidade com múltiplas aptidões (produção de vinhos monovarietais ou em lote com as percentagens desejadas;
A preservação de variedades e produtos característicos de cada país e região vitícola;
Agilizar o controlo e a deteção de falsificações ou fraudes.