INSPIRED
SUSTAINED
GROWTH

PT2020
    subbaner_img

    Projetos de Sucesso

    Projetos de Sucesso

    SMART FERTILIZERS

    Cisterna para fertilização de precisão em contexto de agricultura 4.0

    O projeto tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de cisternas inteligentes e de custo adequado para um aumento da eficiência da operação de fertilização nas componentes ambiental, agronómica e económica, em linha com os princípios da agricultura 4.0.


    Esta tipologia de investimento tem como objetivos específicos promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos ou significativamente melhorados bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.


    Entidades Envolvidas


    Liderado pela HERCULANO – Alfaias Agrícolas, o projeto conta com o apoio do INESC TEC.


    Apoio do COMPETE 2020


    O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível na ordem dos 750 mil de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 400 mil euros.

    O Projeto


    Até 2050 estima-se que a população mundial aumente de 7 para 10 mil milhões. De acordo com a FAO, este fator demográfico, aliado ao aumento do poder económico dos países subdesenvolvidos, irá duplicar a procura de alimentos o que exigirá duplicar a produtividade agrícola, já que é escassa a terra arável disponível.


    Assim, a sustentabilidade dos sistemas de produção exigirá o apoio de máquinas agrícolas baseadas em tecnologia de automação de processos precisos, capazes de aplicar os produtos na quantidade certa, no local exato, no momento certo e que ao mesmo consigam avaliar e reportar o estado da cultura. Tudo isto numa abordagem que alie operacionalidade e competitividade, alterando o processo produtivo em direção a atividades mais intensivas em tecnologia e conhecimento.


    A fertilização e correção orgânica dos solos, utilizando espalhadores e cisternas, são operações agronómicas realizadas com baixa eficiência ambiental e económica. Existindo, mesmo normativas europeias, tendencialmente mais rígidas, que exigem maior controlo nos processos de fertilização por forma a reduzir a quantidade de azoto aplicado.

     

    O SMART FERTILIZERS investiga e desenvolve cisternas mais inteligentes e de custo adequado para serem utilizados numa ótica de agricultura 4.0 integrando o aumento da eficiência da operação de fertilização nas componentes ambiental, agronómica e económica. Para este fim, serão desenvolvidos e investigados sistemas sensoriais e automação para a cisterna, competentes para: medir a quantidade de macronutrientes, teor de matéria seca, e metais pesados presentes no material transportado, inferir as necessidades do solo, e ajustar em tempo real a aplicação do balanceamento dos macronutrientes e respetiva aplicação no solo, tendo em conta partindo da informação sensorial e de uma carta de prescrição agronómica fornecida por um sistema de apoio à decisão e ainda a incorporação de componentes que permitam diminuir as emissões de azoto amoniacal durante a aplicação.