INSPIRED
SUSTAINED
GROWTH

PT2020
    subbaner_img

    Projetos de Sucesso

    Projetos de Sucesso

    Dry2Value

    Estudo e desenvolvimento de um sistema de secagem para valorização de lamas

    O Dry2Value tem como objetivo o desenvolvimento de um inovador sistema de secagem de lamas de ETAR urbanas e industriais, que é económica e energeticamente competitivo, eficiente e versátil, comum claro contributo para a economia circular e de baixo carbono.


    Entidades Envolvidas


    O projeto é realizado por um consórcio composto pela HRV - Equipamentos de Processos, S.A. (promotor líder), Lena Ambiente, S.A. e a Universidade de Coimbra. (copromotores).


    Apoio do COMPETE 2020


    O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 740.560,71 de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 850 mil euros.

    O Projeto


    A quantidade de lamas produzidas pela indústria nos países desenvolvidos é, atualmente, muito elevada e com tendência de aumento, resultando estas principalmente da necessidade de proteger os meios hídricos naturais da carga poluente dos efluentes líquidos. De facto, são diversos os setores industriais (ETAR domesticas, curtumes, pasta e papel, têxtil, agroalimentar, industria química, etc.) que são confrontados com o desafio de gerir um resíduo que tem sempre associados diversos problemas.


    O Dry2Value centra-se no desenvolvimento e construção de um sistema protótipo de secagem de lamas, capaz de diminuir drasticamente o teor de humidade, até cerca de 20% se a aplicação for para fins agrícolas, ou até 10% se a opção for a valorização energética. No caso das lamas de ETAR, importa salientar que simultaneamente com a redução da humidade será assegurada a sua higienização, a preservação da matéria orgânica e a minimização dos problemas associados aos maus odores. Deste modo, os custos de transporte serão drasticamente diminuídos, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento e proporcionando maior flexibilidade na gestão global das lamas em termos de destino final.


    O sistema de secagem a desenvolver será cerca de 30% mais económico em termos de custo de investimento, e terá ainda a vantagem de utilizar de modo flexível, energias renováveis (biomassa, lamas secas, biogás e outros gases quentes eventualmente disponíveis no processo industrial). O sistema de secagem deve ser versátil para permitir utilizar aditivos adjuvantes da secagem que minimizem odores, sendo privilegiados outros resíduos industriais que atualmente têm como destino o aterro (e.g. dregs de licor verde da indústria das pasta de papel). Adicionalmente, a natureza modular e os sistemas de controlo a implementar do secador permitem obter dois produtos diferenciados (lamas desidratadas com cerca de 20% de humidade; para aplicação agrícola; lamas com cerca de 10% de humidade para valorização energética).


    O Dry2Value é um projeto com caraterísticas de I&D ao nível das tecnologias de processo, concentrando todos os seus esforços na obtenção de uma tecnologia inovadora com objetivos específicos e determinados ao nível do desenvolvimento de uma tecnologia única direcionada para a secagem de lamas.