Projetos de Internacionalização das PME
Operações Individuais, em conjunto ou em parceria
FINALIDADES E OBJETIVOS
Reforçar a base exportadora, o aumento o número de novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam.
TIPOLOGIAS DAS OPERAÇÕES
Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos
Marketing internacional
Presença online e e-commerce
Criação e promoção internacional de marcas
Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas
Qualidade e certificação específica para os mercados externos
BENEFICÁRIAS
Nas candidaturas apresentadas individualmente são beneficiários as PME.
Nas candidaturas apresentadas em conjunto ou em parceria são beneficiárias as entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos de natureza associativa e com atividades dirigidas às PME, nomeadamente, associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística e outras entidades não empresariais do sistema de I&I, bem como as empresas PME participantes que incorram em custos individuais.
DESPESAS ELEGÍVEIS
Custos dos equipamentos necessários para a aplicação de novos métodos organizacionais, incluindo software, na medida em que forem utilizados na operação, e durante a execução da mesma, e apenas se forem utilizados exclusivamente no estabelecimento do beneficiário
Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios, nos termos a definir em aviso para apresentação de candidaturas
Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand
Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, designadamente:
Campanhas de marketing nos mercados externos
Despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento;
Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços
Custos de conceção e registo de novas marcas;
Custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca
Custos de obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial
Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos;
No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, custos com o acompanhamento e desenvolvimento da operação, incluindo ações de divulgação, sensibilização e disseminação dos resultados, estudos, e custos com pessoal
TAXAS DE FINANCIAMENTO
A taxa de financiamento das operações é de até 40 %
No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, a taxa de financiamento dos custos elegíveis com o acompanhamento e desenvolvimento da operação pode ser de até 75 %
PERÍODO DE CANDIDATURA
FASE 1: 30/09/2024
FASE 2: 30/12/2024